Quantcast
Channel: manjericão – Blog da Anette
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Italianos mostram que é possível plantar manjericão no fundo do mar

$
0
0

Na terra natal do molho pesto, um grupo de apaixonados por mergulho e jardinagem submergiu com a ideia de plantar manjericão no fundo do mar. A ideia, que vem sendo desenvolvida em Noli, no norte da Itália, pode ser uma opção para a produção agrícola em zonas áridas costeiras pelo mundo.

Os pés de manjericão são plantados em “estufas” submersas –balões transparentes, cheios de ar, que são afundados e ancorados no fundo do oceano, a oito metros de profundidade.
nemo
“As grandes massas de água mantêm a temperatura quase constante ao longo do tempo”, disse à Folha por e-mail Luca Gamberini, gerente de marketing da Ocean Reef Group, empresa que faz as estruturas, que chama de “Jardim do Nemo”.
Nos balões submersos, as plantas encontram as condições necessárias para crescer: além da temperatura constante, luz e, claro, água.

As estufas são grandes, uma pessoa consegue ficar de pé dentro delas –a água bate na sua cintura. As plantas são dispostas acima do nível da água. Assim, quando há evaporação, o vapor sobre até o topo da estrutura, onde condensa. As gotinhas de água formadas irrigam as plantas.

Cultivar manjericão embaixo d’água tem uma grande vantagem extra: isso protege as plantas de insetos e parasitas que ameaçam as plantações em terra firme. As biosferas até atraem vida selvagem, como polvos que se abrigam sobre a estrutura, mas por enquanto nenhum bicho representou uma ameaça aos manjericões. Ainda em fase de desenvolvimento, a plantação ainda não é feita em larga escala.

“Acredito que estamos perto disso, mas os custos podem ser um impedimento”, disse Gamberini, que não deu mais informações sobre o preço de fazer cada estufa.

O Jardim do Nemo existe há três anos. Segundo Luca, os criadores da estrutura têm passado por um “processo de aprendizagem”. Eles perderam as plantações quatro vezes antes de conseguir deixar tudo funcionando direitinho. A sorte, diz Luca, é que os vegetais crescem rápido, então eles puderam seguir testando sem perder muito tempo.nemo2
No momento, o manjericão produzido ainda não é vendido –a mãe de Luca usa os vegetais para fazer molho pesto, inclusive para nutrir os convidados de festas que a família promove.

Além de manjericão, eles já experimentaram plantar alface no ano passado. Esse ano, eles plantaram manjericão verde e vermelho, peras, feijões, morangos e até cultivaram cogumelos.

“Na teoria, qualquer vegetal pode ser plantado dessa forma embaixo da água. É claro que não somo biólogos, e temos parcerias com centros de pesquisa para nos ensinar o que não sabemos”, afirma Gamberini.

Idealmente, eles acreditam que regiões onde os recursos são escassos, onde a água doce não seja fácil de encontrar –ou então seja cara demais– e onde as colunas de água tenham uma temperatura amena são as ideais para a proliferação de Jardins do Nemo.

“Áreas perto da linha do Equador seriam as melhores. Alguns lugares podem ser mais desafiadores do que outros, mas estamos falando de zonas do mundo que estão vendo migrações de pessoas para as zonas costeiras e têm maior necessidade na busca de soluções alternativas para a produção de comida”, diz Gamberini.

http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/07/1653943-italianos-mostram-que-e-possivel-plantar-manjericao-no-fundo-do-mar.shtml

O post Italianos mostram que é possível plantar manjericão no fundo do mar apareceu primeiro em Blog da Anette.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 11

Latest Images

Trending Articles



Latest Images